Slick Slideshow using jQuery

Semana da Física 1995 O DEPARTAMENTO DE FÍSICA (DEFIS) foi criado em 21 de agosto de 1987, com o desmembramento do então departamento de Matemática e Física, e contava na data de sua criação com 6 professores especialistas. Em 16 de setembro de 1987, foi nomeado chefe do DEFIS o Prof. João Gonçalves Marques Filho, que ao assumir a chefia estabeleceu metas para se conseguirem a titulação e a ampliação do quadro de docentes do DEFIS, o que acabaria resultando na melhoria do ensino e no incremento da pesquisa científica do DEFIS. Em 14 de setembro de 1989, é criado o curso de Licenciatura em Física, com funcionamento imediato, e criado o curso de Bacharelado em Física, para ser implantado posteriormente.

Semana da Física 1997 De meados de 1993, até início de 1997, o departamento de Física teve grande crescimento em seu quadro de professores titulados, o que contribuiu para dar início às atividades de pesquisas. Atualmente contamos com várias linhas de pesquisa: supercondutividade, caracterização e estudo das propriedades supercondutoras, pesquisa básica e aplicada; modelagem e simulação computacional de estruturas moleculares; difração de raios-x e cristalografia computacional de materiais policristalinos; propriedades mecânicas de materiais; propriedades mecânicas de materiais, fragilização ao hidrogênio em ações austenitínicos e cromo soldados e submetidos a nitretação e cementação por plasma; simulação e caracterização em ciência do solo; espectroscopia e microscopia de força atômica aplicada a minerais e matéria orgânica de solo, imagens tomográficas de solo, propriedades mecânicas dos materiais; caracterização espectroscópicas de materiais sólidos transparentes, espectroscopia ótica e fotoacústica, fenômenos fototérmicos e fluidos complexos e instrumentação para o ensino de física.

Semana da Física 1997 Hoje, atuam no departamento 26 professores efetivos, sendo um dos mais qualificados da UEPG e que é apresentada na tabela:
Doutores / Pós-Doutores 25 96,0%
Mestre 01 4,0%
Total 26 100,0%
O departamento conta com a colaboração de 2 laboratoristas, ,1 secretária e 5 estagiários. Dentre as dependências do departamento destacam-se 7 laboratórios de ensino: Lab. de Mecânica e Calor, Lab. de Eletricidade, Óptica e Ondas (Acústica), Lab. de Física Moderna, Lab. de Eletrônica, Lab. de Instrumentação para o Ensino de Física, Lab. de Física Computacional e Informática; e o Lab de usinagem.

Semana da Física 1997 Além desses laboratórios, o DEFIS conta atualmente com três laboratórios de pesquisa: Lab. de Física dos Materiais, Lab. De Óptica e Espectroscopia e Lab. De Física dos Solos e Ciências Ambientais. Nestes laboratórios trabalham professores do DEFIS e seus orientados (Iniciação científica, Mestrado, Doutorado e Pós doutorado). Semana da Física 1997 Semana da Física 1997

Semana da Física 1997 Curso de Bacharelado em Física possui, aproximadamente, 100 alunos regularmente matriculados e o Curso de Licenciatura em Física, cerca de 130 alunos, dos quais aproximadamente 35 participam de atividades de pesquisa em programas de iniciação científica regular PIBIC/CNPq/UEPG e voluntário da instituição, todos devidamente registrados junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Nos anos anteriores à implantação do programa de Mestrado em Ciências/Física, muitos de nossos alunos ingressavam em cursos de pós-graduação de outras Instituições do país que possuíam a mesma área de pesquisa do DEFIS. Atualmente, este ingresso em outras Instituições do país continua acontecendo, mas já percebe-se a opção pelo ingresso em nosso próprio programa de mestrado e doutorado.

Semana da Física 1997 Salientamos que os alunos oriundos das primeiras turmas dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Física da UEPG, que já são mestres e doutores, estão atuando no mercado de trabalho. Também, na graduação, o DEFIS atende anualmente aos cursos das áreas de engenharia (Civil, Materiais, Alimentos, Computação e Agronomia), Matemática, Química, Biologia, e Farmácia e Bioquímica, totalizando atividades de aproximadamente 380 horas/semanais e com cerca de 900 alunos. Semana da Física 1997 Semana da Física 1997

Semana da Física 1997 Desde o seu nascimento, o DEFIS também atuou fortemente na extensão universitária. A popularização e divulgação da ciência são feitas desde 1993 com a criação da Primeira Semana de Física que teve suas palestras e atividades voltadas para a comunidade. De lá para cá, é mantida a tradição de anualmente se realizar este importante evento científico, com o apoio de agências de fomento. Nesse período, trabalhamos também com cursos de formação e qualificação docente, tanto universitário como do ensino médio. Na área de divulgação, realizamos feiras interativas nos shopping da cidade, eventos que atenderam a mais de 15.000 pessoas da comunidade em geral. Desde de 1999, o DEFIS mantém o Projeto de Extensão Física da Universidade à Comunidade, com várias atividades voltadas para alunos da graduação, alunos e professores do ensino médio, e comunidade em geral. Em função desse Projeto de Extensão, fomos convidados no ano de 2005 pelo Governo do Estado de Paraná a participar do programa Paraná em Ação, levando experimentos interativos e de demonstração de fenômenos

Semana da Física 1997 físicos observados no dia-a-dia a mais de 140.000 pessoas das regiões de abrangência das cidades dos Campos Gerais. Some-se a estas atividades o projeto de extensão "Criação de Clubes de Ciências" no Programa Universidade Sem Fronteiras. Este projeto se propõe a criar Clubes de Ciências a partir de escolas públicas de educação básica, em várias cidades do Paraná. Semana da Física 1997 Semana da Física 1997

Semana da Física 1997 O Departamento de Física abriga o programa de Pós-Graduação em Ciências, área de concentração em Física que foi aprovado o curso de mestrado em 2002 e o de doutorado em 2008 ambos recomendados pela CAPES. O programa tem como objetivo principal qualificar, em nível de pós-graduação stricto sensu, profissionais de alto nível, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região e do país. Em especial, atuando com os bacharéis e licenciados em física, licenciados e bacharéis em matemática, químicos e engenheiros das diversas áreas. O programa conta hoje com 11 professores permanentes 4 colaboradores e possui 36 alunos de mestrado e doutorado. Desta forma neste ano de 2012 o departamento de Física atinge 25 anos de grande participação e colaboração para o desenvolvimento social, científico e tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Parabéns ao Defis.

Veja mais fotos